Artista Plástica Maria Emília Lopes (Mel)

Artista Plástica Maria Emília Lopes (Mel)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como confeccionar uma peça de argila passo a passo:



 1º Passo - Adquira a argila em uma olaria ou lojas de artesanato;

Oloria é um local onde se constrói tijolos, telhas e blocos de argila para construção.

2º Passo - Antes de colocar a mão na massa passe para o papel, desenhado o objeto a ser confeccionado;

Obs: Se caso você não saiba desenhar tenha em mãos a fotografia da peça que deseja modelar.


3º Passo - Para modelar é necessário limpar a argila, abrindo-a sobre uma mesa tirando todas as suas impurezas (pedra, cordão, tecido, entre outros);

4º Passo – O ponto exato da argila a ser trabalhada: Textura de massa de modelar para crianças;
                                        


 5º Passo – Sobre uma tábua de 30cm x 30cm ou uma tábua proporcional a sua futura escultura, desenhe a base do seu  trabalho;



6º Passo – Inicia-se o trabalho formando “cobrinhas” contornando o desenho feito na tábua;

 7º Passo – Para começar a dar forma a escultura coloque uma "cobrinha" sobre a outra interligando-as com um movimento do indicador para cima e o polegar para baixo, sem deixar espaço para que não penetre o ar. Caso aconteça isso, surgirão rachaduras estragando a sua obra de arte.









8º Passo - Com a escultura concluída deixe-a secar naturalmente. A secagem leva de uma a duas semanas.


9º Passo – Depois de seca, lixe toda a escultura para tirar as imperfeições.




10º Passo – Agora sim, a sua peça está pronta para ir ao forno. Devido à temperatura elevada deve-se procurar uma olaria para queimar a sua escultura.

11º Passo – A escultura depois de queimada fica com uma nova coloração, isso é normal! É necessário lixar a peça mais uma vez;

12º Passo – Ela está pronta para ser pintada!













  

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Curiosidade - Santo do Pau Oco


Como surgiu a expressão "santo do pau oco"?

Como surgiu a expressão "santo do pau oco"?


(Francarlos Ribeiro, São Luís, MA)

Foi provavelmente no Brasil Colonial do século XVIII, auge da mineração no país. Acredita-se que as imagens de santos esculpidas em madeira oca eram recheadas de ouro e pedras preciosas para passar pelos postos de fiscalização da Coroa Portuguesa. Assim, evitava-se o pagamento de impostos altíssimos. Como não foi encontrado nenhum registro preciso de um caso como esse, as estatuetas com aberturas nas costas, típicas dessa época, são a única pista de que a prática tenha realmente existido além, é claro, da tradição oral, afirma o historiador Luciano Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A expressão ainda hoje muito usada para se referir a pessoas hipócritas ou mentirosas aparece, porém, com uma origem ligeiramente diferente no Dicionário do Folclore Brasileiro (1954), de Câmara Cascudo, o mais importante folclorista do país, onde está escrito que as imagens de santos vinham de Portugal cheias de dinheiro falso.


Fonte:

Escultura de alto relevo com cimento - Cisne


A escultura com cimento é um trabalho mais rápido, breve é a secagem e não vai ao forno, ao contrário da argila, que dependendo clima pode levar semanas para secar.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Peças na argila que cabe na palma da mão





Ao trabalhar com argila, a área frontal do cérebro, responsável pelo planejamento das ações, e a área motora, responsável pelo movimento intencional, são diretamente estimuladas. Como resultados, a pessoa tem suas tenções liberadas e apresenta interação criativa, domínio motor, auto expressão, interação lúdica, expressão da forma tridimensional e desenvolvimento interpessoal.